A melhor oportunidade

Quando eu era pequeno, lembro do meu vô me levando ao supermercado quase que diariamente para vermos quais eram as oportunidades do dia.

Meu avô queria me ensinar como lidar com dinheiro e com as coisas práticas do dia-a-dia.

Então ele me levava ao banco, ao jornaleiro e também ao supermercado.

Todos os dias havia uma ou outra oportunidade que meu vô aproveitava.

Ora um novo biscoito recheado, ora uma promoção de leite…

…mas o que eu me lembro mais é dele me pedir pra eu correr pegar determinado produto antes que o funcionário do supermercado remarcasse o preço (naquele tempo de altíssima inflação no início dos anos 90, os produtos tinham seus preços remarcados diariamente e só de pegar o produto no “preço de ontem” já era uma excelente oportunidade). 🙂

Mas essa procurar oportunidades não era uma exclusividade do meu avô.

Todos seres humanos vivem buscando encontrar e se beneficiar de oportunidades.

Por isso, muitas empresas posicionam seus produtos e serviços como “oportunidades” para seus clientes.

Aliás, antes de continuarmos, que tal definirmos “oportunidade”?

Oportunidade é uma ocasião favorável para a realização de algo.

Também pode ser definida como “um momento ótimo para obtermos um resultado desejado”.

Se eu busco um bom investimento pro meu dinheiro, uma ótima oportunidade seria comprar um apartamento num bairro que está valorizando.

Se eu busco tomar um café da manhã gostoso, o pão que acabou de sair do forno é uma excelente oportunidade.

Nesse exato momento, existem milhões e milhões de pessoas em busca de oportunidades para realizarem seus desejos.

Aliás, saber disso é uma excelente oportunidade pra você e o seu negócio.

O problema é que…

… seus competidores também sabem disso.

E por isso também posicionam seus produtos e serviços como oportunidades.

Então, se todos estão vendendo seus produtos e serviços “embalados” como oportunidades…

O que você pode fazer pra que as SUAS oportunidades tenham mais chances de vendas do que as oportunidades dos seus concorrentes?

Pra responder essa questão, vamos pensar:

O que faz uma oportunidade A ser percebida como melhor do que uma oportunidade B?

Na minha visão, essa percepção está geralmente ligada à disponibilidade dessa oportunidade.

Então, alguns elementos podem ser adicionados para melhorar o desejo do cliente pelo seu produto e não pelo do concorrente.

Elementos como:

  • Não estavam ao alcance no passado
  • Tem data pra desaparecer
  • São limitadas ou exclusivas
  • Não ameaçam o status de quem se aproveita dela

Todos são elementos que derivam dos elementos de persuasão que eu mencionei rapidamente no post sobre o Reciprocidade (que você pode ler clicando AQUI).

Particularmente do elemento de persuasão “escassez”.

Então, se você quer melhorar suas vendas, passe a limitar de alguma forma as oportunidades que você disponibiliza aos seus clientes.

Mas faça isso de maneira verdadeira.

Não invente a escassez se ela não existir.

Honestidade e transparência são coisas não-negociáveis no mundo das pessoas que procuram ter negócios (e sucesso) no longo prazo.

Eu adoraria saber se esse artigo te ajudou e como ele te ajudou.

Então, deixe seu comentário abaixo. Não vai doer nada e a gente ainda mantém nossa conversa rolando. 🙂

Até a próxima.

ARTIGOS RELACIONANDOS

Comentários

11 Comentários

  1. Everton disse:

    Boa noite Rodrigo,
    Muito bom artigo!

  2. Rose disse:

    Excelente artigo Rodrigo, dicas preciosas. Obrigada pelo artigo e ainda por me fazer sorrir no final.

  3. Sandra disse:

    É importante q sejamos verdadeiros pq as pessoas já sabem q pode ser jogada de marketing qdo falamos q algo é por tempo determinado. A maioria dizem isso e no entanto a promoção continua.
    Abraços!
    Sandra

    • Verdade, Sandra.
      Infelizmente em algum momento da história o Marketing foi feito com mentiras… está na hora disso mudar porque hoje em dia a reputação vale muito mais do que qualquer venda.
      Abraços e obrigado por comentar.

  4. sandra regina da luz disse:

    Valeu Rodrigo.

    Há poucos dias fiz uma distribuição probonno para divulgar meu espaço e não coloquei tempo de duração da promoção.

    Sou Grata pela dica.

  5. Luis disse:

    Um ótimo texto, nele você enfatiza a necessidade da criatividade renovando sempre o que parece mais do mesmo, não só na escassez mais também no novo que existe em situações que parecem idênticas entretanto existem nuances que podem ser ressaltadas e isto faz a diferença entre o bom e o mais ou menos e tira a visão de mais do mesmo.

    Você sempre trazendo material de grande relevância que estimula na busca de soluções criativas.

  6. Antônio Carlos disse:

    Excelente artigo Rodrigo, nesses momentos de incertezas e “crise” o mercado está cheio de verdadeiras oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares