Dicas de Como se Posicionar como um Expert em qualquer área

O conceito de autoridade vem de fora.

Não basta você saber muito de alguma coisa, é preciso que os outros o vejam dessa maneira.

Então como se posicionar como um expert?

Médicos colocam quadros com seus diplomas em seus consultórios. Essa é uma maneira de mostrar que sabem do que estão falando.

Certa vez estive num consultório de um médico do Hospital Albert Einstein que eu estava dando minha consultoria.

Ele tinha tantos quadros de diplomas e certificados de cursos que na sua parede não havia espaço sequer para mais nada.

Mas observando mais um pouco, logo percebi que sobre suas mesas haviam muitos porta-retratos de família mostrando viagens, além de fotos em congressos junto de outros médicos ainda mais conhecidos e outras personalidades.

Na minha cabeça ficava somente uma mensagem “Esse cara sabe do que está falando”.

Mas ser visto como um Expert é mais do que somente exibir certificados.

Porque o que mais importava pra mim não eram essas coisas, mas a forma clara e tranquila com que ele falava sobre meus problemas.

Exibir conhecimento de causa é simplesmente tão poderoso quanto.

Tem uma frase que aprendi com meu mentor que é:

Se você conseguir explicar o problema dos outros melhor do que eles conseguem, os mesmos irão assumir que você sabe a resposta.

Frase sutil e de significado muito profundo.

Se você souber transformar os problemas do seu público em algo fácil de entender, eles naturalmente vão assumir que você sabe a resposta para os problemas deles.

Uma forma poderosa de se posicionar como Expert é demonstrar que você entende do problema e que de certa forma mostra que esse problema tem solução.

Para isso, crie conteúdo falando desse problema.

E faça esse conteúdo dentro do contexto do cliente, nunca do seu contexto.

Uma outra maneira de alavancar esse conteúdo é através de “Cases” ou Estudos de Caso.

Nesse formato, você mostra pro seu público que eles não estão sozinhos e que o problema deles é, de certa maneira, comum.

Mostrando um caso você acaba mostrando que tal pessoa conseguiu livrar-se do problema através de você ou da sua metodologia.

Outra maneira é através de depoimentos dos clientes.

Nada gera maior confiança em você do que mostrar outras pessoas contando o quanto tiveram sucesso ao resolver seus problemas contigo.

Meu médico coloca um mural cheio de fotos dele com seus clientes sempre sorridentes e satisfeitos.

Então, resumindo:

  • posicionamento de Autoridade acontece na mente dos outros
  • diplomas e certificados ajudam, mas a sua capacidade de mostrar conhecimento sobre o problema é tão ou mais importante
  • ofereça alívio para seu público falando sobre o problema deles e indicando a potencial solução através de conteúdo
  • estudos de caso são excelentes para dar o contexto e a prova de que você sabe do que está falando
  • apoie-se em depoimentos dos seus clientes. Pessoas tendem a confiar mais quando vêem outras pessoas falando de você do que você mesmo.

E se você faz tudo isso de maneira consistente, então você vai conseguir o posicionamento de Expert e Autoridade que tanto deseja na mente dos outros.

Foco em conteúdo, contexto e provas.

Faça isso consistentemente!

38 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito dessa dica, você realmente procura e se interessa que outras pessoas como Eu tenha sucesso na vida!!
    Abraço.. boom trabalho!

    • Olá Caio, obrigado pelo comentário.
      Acredito que todos temos a oportunidade de ajudar as pessoas. E se pudermos realmente ajudá-las e ainda dar exemplo então estamos fazendo algo maior do que nós mesmos.
      Eu vivo dos meus negócios online. Vendo muitos ebooks, palestras, treinamentos, mas além e tratar meus clientes muito bem, eu procuro compartilhar conhecimento com todos. Porque realmente me interesso em fazer o bem para as pessoas e recomendo que todos pensem da mesma maneira.
      Isso leva não somente ao sucesso, mas a um sentimento de que estamos contribuindo para um mundo melhor.
      Abraços e sucesso!

    • Olá Marcus, bacana que está utilizando os artigos para melhorar sua empresa.
      “Aprender é mudar o comportamento”. Portanto, parabéns por tomar ação.
      Se houver alguma necessidade ou dúvida que queira me perguntar, basta me enviar sua questão em algum comentário ou na página CONTATO.
      Abraços e sucesso!

  2. Rodrigo, como sempre você oferece textos de importância real para nós, profissionais de todas as áreas. Sempre de maneira muito direta e franca. Saiba que você tem uma fã!

  3. Rodrigo,estou muito grata por ter acesso a txtos que vc publica aqui,nos ajudando com muitas dicas e crescimento profissional e quero continuar recebendo tudo se possível.Adoro seu trabalho,bj.

  4. Olá, Rodrigo realmente gostei muito das tuas dicas…porque existem muitos detalhes que nos ajudam na carreira mas que a gente por dúvida ou distração acaba deixando passar…mas por sorte vou começar à seguir as tuas dicas e sugestões…parabéns pelo teu trabalho excelente voltado para ajudar pessoas…abç

  5. Tem razão Rodrigo, sempre procuro ajudar o meu cliente de acordo
    com suas necessidades, até quando não está ao meu alcance atendê-los, dou dicas e indico outros profissionais. Mas você tocou em um assunto que tenho muitas dúvidas. Trabalho com salão e buffet para festas e eventos. No momento montando me escritório pensei em colocar meus certificados na parede. minha formação tem tudo haver em lidar com pessoas, fora outros cursos específicos da área tipo decoração e vendas. O que me sugere?

    • Olá Rose, sugiro que coloque-os no seu escritório.
      Entretanto, no seu caso eu acredito ser mais importante mostrar você junto de clientes satisfeitos.
      Portanto, sugiro que coloque fotos suas com os clientes do seu buffet de festas também na parede do seu escritório (supondo que você receba potenciais clientes nesse escritório).
      Fotos durante o evento mostram não só o evento em si mas também o quão felizes seus clientes estão durante os eventos.

      Espero ter ajudado!
      Abraços,
      Rodrigo

  6. Olá RODRIGO!!!
    Um excelente comentaria, muito bom, mesmo só que é um pouco difícil
    trabalhar com o publico porque cada pessoa tem uma visão diferenciada
    uma das outras , mais vamos lá né trabalhar porque tenho sonhos é objetivos.
    E o empreendedorismo é um deles .

    • Olá Graziella, obrigado por comentar.
      Claro que existem diferenças na visão de diferentes pessoas, mas quem controla os elementos desse posicionamento somos nós.
      Portanto, é muito importante que haja essa visão para que estimulemos esse posicionamento na mente do público.
      Abraços e sucesso nos seus negócios!

  7. Fala Rodrigo, parabéns pelas dicas, cada dia melhores, algumas delas me foram muito preciosas.

    Sobre se posicionar como um expert, acredito muito que a calma e a segurança ao falar ajudam, muitas vezes em sala de aula alguns alunos faziam perguntas muito interessantes, e as vezes para testar o conhecimento, nessa hora responder com calma e aí entra o estudo de caso, é fundamental.

    Sucesso sempre!

  8. Sem dúvida nenhuma é muito importante mostrar conhecimento, mas isso deve ser uma atitude baseada no conhecimento real, e não só de aparências.

  9. Rodrigo… Esta é a Fórmula… Muito bom meu amigo. Agradeço por estas palavras… Vamos trabalhar…

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